quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cirurgia, radioterapia ou mais quimioterapia???



Na última segunda-feira, a noite, conseguimos fazer os CDs da tomografia rodar finalmente e o que vimos não tinha nos deixado muito animados. Já estamos conseguindo "encontrar" o tumor com certa facilidade nas imagens e vimos que ele ainda estava "lá", pouco menor que da última tomografia. R nem quis pegar o laudo nos dias seguintes, antes de falar com o oncologista. Pra que se "pré-ocupar"??? O laudo só ia tirar mais o nosso sono.

Hoje finalmente nos encontramos com o oncologista depois da "última" sessão de quimioterapia e 3 semanas de "recuperação" (com uma semana internado por neutropenia). O oncologista confirmou a pouca redução do tumor nesta última etapa da quimioterapia.

O oncologista informou que na próxima quarta-feira analisará o caso com uma equipe multi-disciplinar (oncologistas, radiologistas e cirurgião de tórax). O palpite dele é que a decisão deva ser fazer radioterapia. Como o tumor de células germinativas de R é misto, com partes de não seminoma e partes de seminoma (duas classificações do tumor onde a primeira reage bem com quimioterapia e a segunda com radioterapia), esta opção de tratamento poderá fazer esta massa remanescente reduzir melhor do que a opção de mais quimioterapia. A cirurgia ainda parece ser muito desafiadora pelo tamanho do tumor.

Próxima quarta-feira o médico irá ligar para R para dar o parecer definitivo e o tratamento proposto. Se confirmado a radioterapia, serão de 5 a 6 semanas de tratamento. Serão visitinhas "rápidas" no hospital para levar 1 minuto de radiação direcionada no tumor. Entre os possíveis efeitos colaterais desta outra etapa estão fadiga (especialmente no fim do tratamento, pois o efeito é cumulativo) e talvez dores ao engolir, pois a região que a radiação vai ser aplicada poderá fragilizar o esôfago.


Medidas do tumor:

Antes da quimioterapia: 13 x 10 cm (30 de novembro de 2015)
Após 2 sessões de quimio: 8,6 x 7,6 cm (05 de janeiro de 2016)
Após 4 sessões de quimio: 7,6 x 7,8 cm (22 de fevereiro de 2016)


Exames de sangue de hoje, quinta-feira:

WBC - leucócitos: 5,3 (normal de 4,0 a 10,8) - normal!
RBC - hemácias:  3,29 (normal de 4,20 a 5,50) - baixo, mas não crítico
HGB - hemoglobinas: 9,8 (normal de 12,5 a 16,5) - baixo, mas não crítico
HCT - hematócrito: 30,3 (normal de 37,5 a 49,5) - baixo, mas não crítico
Plaquetas: 206 (normal de 145 a 400) - normal!
ANC - 2,7 (normal de 1,7 a 8,1) - normal!
Magnésio: 1,0 (normal de 1,6 a 2,3) - crítico



Enquanto isso...

Enquanto não temos notícias das próximas etapas, R continua tomando antibióticos até o próximo domingo. Com o aumento das plaquetas, voltou hoje às injeções de anticoagulante (tratamento que deverá continuar por mais uns 3 meses para prevenir que o coagulo que estava ao redor do cateter desloque-se para os brônquios e neste meio tempo se "dissolva"). Também está tomando suplemento de magnésio e remédio para nausea.


C.