sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mais um decimal!



Exames de sangue de hoje, sexta-feira, às 05:03 horas:

WBC - leucócitos: 0,8 (normal de 4,0 a 10,8) - crítico
RBC - hemácias:  2,88 (normal de 4,20 a 5,50) - baixo
HGB - hemoglobinas: 8,7 (normal de 12,5 a 16,5) baixo
HCT - hematócrito: 24,5 (normal de 37,5 a 49,5) baixo
Plaquetas: 12 (normal de 145 a 400) - crítico

ANC - 0,2 (normal de 1,7 a 8,1) - Meta: chegar a 0,5 para ter alta do hospital!

Apesar das plaquetas ainda muito baixas, nova transfusão ocorrerá somente se R tiver novos sangramentos.

Ficamos felizes que os leucócitos (glóbulos brancos) estão subindo!

C.


Magnésio - mais um capítulo

Após insistir desde segunda-feira para que os médicos incluíssem o exame de magnésio no teste do sangue, finalmente uma das residentes me ouviu ontem e bingo! O magnésio estava baixíssimo (como já detectado e tratado durante a quimioterapia): 0,6 quando a faixa normal é de 1,6 a 2,3. A residente que acatou meus pleitos agradeceu a sugestão, incluiu o procedimento para os próximos testes sanguíneos e já providenciou 2 infusões intravenosas de magnésio (os outros 2 médicos que eu tinha conversado não deram atenção aos meus comentários ou simplesmente esqueceram). Novamente me admira algumas coisas não serem "obvias" por aqui. R teve este problema em 2 dos 4 ciclos de quimioterapia e ninguém se atentou para isso agora. Será preguiça de ler o histórico do paciente?!
Detalhe: entre os vários sintomas da baixa de magnésio no sangue, estão as dores de cabeça e náuseas, problemas que R vem tendo bastante no hospital.