quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Câncer de Células Germinativas no mediastino - o que é isso???

Os textos abaixo explicam o meu entendimento sobre o câncer de células germinativas. Reservo-me o direito, como engenheira eletricista que estudou pela internet o assunto e que falou com médicos em língua não nativa, de não ser perfeitamente clara, científica, ou seja lá o que algum médico venha a me acusar. O objetivo é simplesmente clarear amigos e parentes sobre um assunto que ninguém tem a menor idéia do que é. Erros podem existir e até onde sei a medicina ainda não é uma ciência tão exata como a engenharia. :-)



R tem o câncer chamado "Células Germinativas" e está localizado no mediastino (entre os pulmões).
Não há uma só pessoa que eu conheça (que não seja da área oncológica) que tenha feito cara de quem já ouviu falar nisso. E todo mundo pergunta em que órgão é o câncer, sem entender que não tem vinculação a órgão também.

Você começa dando um "google" em "tipos de câncer" e este câncer nem aparece listado na maioria dos artigos, principalmente em português. Na wikipedia não há qualquer explicação em português (clique aqui para wiki em inglês). Como existem mais de 200 tipos diferentes de câncer e a maior parte da população tem apenas um parcela destes, câncer de células germinativas não entrou para o conhecimento popular.

Aprendi recentemente que dentro do "mundo câncer" existem uns 5 grupos, divididos pelo tipo de célula que o tumor é originado. Vamos a eles:
  1. Carcinoma: grupo dos cânceres que todo mundo conhece. Ex: pele, mama, próstata, pulmão, etc. Normalmente vinculados a órgãos do corpo.
  2. Sarcoma: relacionados aos tecidos. Ex: ossos, cartilagem, etc.
  3. Linfoma e leucemia: ambos relacionados a células do sangue.
  4. Células Germinativas: vinculado a formação dos órgãos reprodutores. (falarei mais sobre isso a seguir)
  5. Blastoma: mais comum em crianças e parece estar vinculado a defeito genético. 
*inicialmente os médicos achavam que R tinha um sarcoma (que depois descobrimos ser um câncer quase incurável, - que sempre volta e cresce). Depois estávamos na torcida que seria um linfoma, uma tipo mais "banal" de tratamento (era o palpite da cirurgiã toráxica). Finalmente, com o resultado, tivemos que aprender do zero o que era isso...


No gráfico, o câncer tipo "Células Germinativas" está no grupo "All other cancers - 9%",
indicando uma percentagem provavelmente menor que 1% já que não está em destaque como os demais.

Células Germinativas

Causas:

Não há estudos conclusivos, mas muitos artigos sugerem que estes câncer está relacionado à formação dos órgãos reprodutores ainda no período embrionário. Nas minhas palavras: durante a migração das células para a região sexual, algumas podem se "perder", ficar pelo caminho e originar o câncer.

Localização:

O mais comum é este câncer desenvolver-se nos testículos ou ovários.
Mas entrando ainda mais na questão "raro", estas "células perdidas" podem desenvolver câncer em outros lugares. Entre eles:
  • cabeça
  • pescoço
  • mediastino
  • pelve

Sintomas quando o câncer se desenvolve no mediastino:
  • Dificuldade de respirar
  • Dor no peito
  • Perda de peso
  • Suores noturnos
  • Tosse
* R só tinha um tosse mal resolvida (que tinha sido tratada como alergia). Estava exercitando-se em média 5 vezes por semana (e portanto sem dificuldade para respirar) e tinha perdido uns 2 quilos depois de passar 3 semanas em agosto acampando e fazendo trilhas (considerado normal pelos médicos). Não tinha qualquer dor ou suor perceptível. Uma "espinha" foi o motivo do início da investigação...


Diagnóstico:

- raio X
- tomagrafia 
- exame de sangue (com teste de marcadores tumorais)
- ultrasom nos ovários e testículos (quando localizado lá)
- biopsia

*R descobriu a partir de um raio X de pulmão. Os exames de sangue "tradicionais" estavam normais e indicavam ótima saúde.


Raio X (31/10/2015) que identificou existir algo entre os pulmões.

C.