domingo, 3 de janeiro de 2016

Câncer não é piada, mas rir é um ótimo remédio.


Acho que um dos motivos dos pacientes de câncer esconderem a doença é para evitar o clima de velório que paira no ar dos amigos e familiares. É uma sensação estranha para o paciente ou para o cônjuge perceber que está no posição de consolar os que estão a volta chocados com a notícia. O motivo de expor o caso de R rapidamente para todos e de fazer o blog, era para que este processo fosse o mais curto possível, já que pouco a pouco todo mundo acaba sabendo mesmo, seja pelas faltas no trabalho, pela aparência que o tratamento dá ao paciente ou pelas desculpas que se precisa inventar para recusar um convite.

Há quem tenha ficado chocado com a franqueza e publicidade, mas confesso que para os que ainda estão recém descobrindo o caso, tem sido um alívio ter o blog. A gente passa a notícia e manda o link do blog e pronto! A pessoa leva um choque, mas logo tem tudo explicado nos textos, percebe que a gente não mudou nada e que isso é só uma etapa a vencer. E o melhor: está todo mundo num esforço positivo de manter o humor. E rir é um "santo" remédio!

Entendo que é difícil para os amigos e familiares até terem o que dizer. Mas ficam calmos: não precisam dizer nada mesmo! Tê-los ao nosso lado é o que importa.

Para rir um pouco então, aqui vão uns cartões postais divertidíssimos, feitos por uma ex-paciente de câncer, Emily McDowell e que os comercializa em seu website. Ela fez uma coletânea de todas as coisas que ouviu durante o tratamento e com muito humor levou tudo na boa através deste trabalho.




Juntos poderemos encontrar a cura para a frase:
"O que não mata, fortalece".

Uma quimioterapia a menos! Vamos celebrar com qualquer coisa que não tenha um sabor asqueroso.

Por favor, deixe-me ser o primeiro a bater na próxima pessoa que disser que tudo acontece por uma razão.
Eu estou tão triste que você está doente.
Eu quero que você saiba que eu nunca vou te sugerir um tratamento aleatório que eu li na internet.
Se isso é plano de Deus, Deus é um péssimo planejador.
(sem ofensas se você está lendo isso, Deus. Você realmente fez um ótimo trabalho com outras coisas, como cachoeiras e pandas)
Eu gostaria de levar para longe a sua dor. Ou pelo menos, levar para longe pessoas que comparam isso com o dia em que hamster deles morreu.


E aqui ótimos links sobre bom humor na superação do câncer (e de outras doenças também):



Eu também gostei deste vídeo abaixo, feito por um cara que descobriu que está com câncer no mês passado, e fez uma biopsia no pescoço muito parecida com a de R. Ele usa muito humor negro, e pretende fazer vários episódios similares no decorrer do tratamento para informar os amigos do que está acontecendo, mantendo-o assim ocupado "mentalmente" com o projeto "Fuck Cancer".