terça-feira, 17 de novembro de 2015

Comemorando a retirada da vaca da sala


Apenas na quinta-feira (dia 12/11) a biopsia ficou pronta, eliminando a possibilidade de ser sarcoma e apontando agora para 2 outras hipóteses mais "comuns" no universo do câncer: linfoma ou células germinativas.

Foi a sensação de "tirar a vaca da sala", daquele conto judeu famoso...

Telefonemas, emails, whatsapp foram disparados. Já estamos em contato com muitos amigos e médicos no Brasil e nos EUA, para podermos nos orientar. Para nossa sorte temos muitos queridos amigos que se preocupam e que estão ajudando. A todos muito obrigada!


Neste mesmo dia, quem da área médica pode nos responder foi unânime: novo exame de sangue, agora para ver os índices de Beta-HCG, AFP e LDH que poderão afirmar se é célula germinativa.


Tomadas as providências, a coleta de sangue foi feita já na sexta (13/11), mas como análise destes dados é feito em laboratório em outra cidade, o resultado só ficou pronto na segunda-feira seguinte (16/11), com os seguintes números:



Beta-HCG: 19 (reference 0 to 3)
AFP: 57.5 (reference 0 to 8.3)
LDH: 306 (reference 121 to 224)

Segundo a análise dos 3 oncologistas que estamos em contato, apesar dos números estarem elevados, eles não são altos o suficiente para concluir o diagnóstico de célula germinativa (tipo de câncer). Todos sugeriram fazer uma segunda biopsia, agora retirando amostras do tumor maior, que está no peito. Estamos aprendendo que dentro de cada tipo de câncer, ainda tem muita sub-classificação, e que isso é determinante para o tipo de tratamento. Iniciar uma quimioterapia, por exemplo, sem saber exatamente o que estão querendo atacar, pode ser um erro difícil de contornar.

Ao que parece, esta coleta para a nova biopsia será feita com uma espécie de agulha, e o cirurgião será um radiologista também, que terá mais precisão para alcançar o tumor usando a tomografia com contraste. Ainda estamos esperando a data da segunda biopsia e na torcida para que seja o quanto antes!

A boa notícia é: caso confirmado o diagnóstico de célula germinativa, os valores atuais dos referidos exames de sangue indicam um bom prognóstico.

C.