sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Inchaço novamente


Ontem a noite o inchaço voltou ao braço. Dá muito nervoso quando isso acontece.
R foi se deitar mais cedo para na posição horizontal o sangue circular melhor. Eu fui escrever um email para a enfermeira chefe do oncologista. Relatei que o inchaço tinha retornado, pedi instruções se temos que aguardar mais dias para o anticoagulante fazer efeito e pedi mais uma receita para o medicamento, já que o que nos foi receitado inicialmente só é suficiente para uma semana.

R fez o ultrassom de hoje e o resultado foi bom, segundo o radiologista. O laudo final não foi entregue ainda, mas aparentemente o câncer está mesmo só no peito.

Depois do meio dia a enfermeira ligou, disse para continuarmos observando o andamento dos inchaços e passou uns telefones para ligar durante o fim de semana (se precisarmos). Por R não ter dor ("só" forte desconforto), os inchaços ainda não são graves aos olhos dos médicos...

R tem comido com mais satisfação a cada dia. Cada prato degustado é um "gemido", não de dor, mas de prazer. :-) A quimio, além de deixar a pessoa enjoada, acaba com o paladar (que agora está voltando). Às vezes tenho até que o advertir para que não coma tanto. O prato mais elogiado até agora foi o de lentilha, que preparo como se fosse feijão (com bastante temperinhos, caldo de carne, cebola e alho). Como fiz um panelão, comeu ainda nos 2 dias seguintes como "entrada" das outras refeições.

Ponto alto do dia: mais uma tigela de açaí no fim da tarde muito bem degustada e R foi dormir sem inchaços hoje!