terça-feira, 1 de dezembro de 2015

1a Quimioterapia, Dia 1

Bom, o primeiro dia da quimioterapia ainda não acabou, isso deve acontecer às 3h00 a.m. de quarta.

Quimioterapia é um eufemismo para "tomar veneno que você torce para acabar com o câncer antes de acabar com você", hehehe :-D

O resumo cronológico de ontem foi algo assim:

Segunda-feira
18h00 - 21h00: instalaram meu "amiguinho inseparável" com uma relação muito próxima ao coração, via cateter...

Meu amiguinho e as drogas penduradas.
Depois me colocaram em um soro fisiológico por duas horas, seguidos de três remédios para náusea.

21h00 - 3h00: Finalmente, a primeira droga da quimio: Cisplatina, por uma hora. Seguida de mais duas horas de soro fisiológico com eletrólitos para garantir hidratação suficiente. Depois a segunda droga da quimio: Etoposide, por uma hora. Em seguida, Mesna, uma droga para prevenir os efeitos colaterais da terceira droga da quimio (Ifosfamide), por mais uma hora. O curioso é que a Mesna também vem com efeitos colaterais, :-D ou seja, um "looping"... Esse troço é mesmo uma Mesna!

Terça-feira
3h00 - 7h30: depois de colocar Ifosfamida e mais Mesna na veia, finalmente consegui ir dormir, pois agora essa combinação vai seguir pingando continuamente na veia por 24h. Detalhe que descobri hoje, o Ifosfamida é um derivado do "gás mostarda".
Nesse contexto, tinha esquecido de comentar, mas minutos antes de começar a segunda biópsia me deram um derivado de cocaína para adormecer e dilatar as vias respiratórias. Primeiro te dão cocaína na biópsia, mas depois vem o gás mostarda... "there is no free lunch" :-D

Durante a noite, acordei de tempo em tempo para ver se o cabelo tinha começado a cair... mas ainda não...
Tomei café e me senti com um princípio de enjoo. A recomendação dos médicos foi já entrar com mais medicação anti-náusea antes de piorar (segundo os médicos fica mais difícil de controlar em estado avançado de enjôo).

7h30 - 15h00: Depois fiz meia horinha de bicicleta ergométrica (que tem a disposição para os pacientes oncológicos), bem leve, para dar uma movimentada no corpo, pelo menos enquanto estou disposto. Os médicos recomendam movimentar-se para a droga circular e sair do corpo mais rapidamente. O resto da manhã foi jogar xadrez com meu pai (ele ganhou mais uma, mas agora eu posso usar a quimio como desculpa!), assistir um pouco de TV e ler mais um pouco.

Acho que amanhã será possível ter mais claro uma noção dos efeitos colaterais. Por enquanto, ainda nem completei um ciclo completo, sem contar o fato de que os efeitos são cumulativos.

R