quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Susto


Ontem a noite, dia 09 por volta das 22:30 horas, R me mostrou o braço onde está instalado o picc line. Estava bem inchado e a mão estava "gorda". Não tive dúvidas e fomos à emergência, pois poderia ser uma obstrução no canal do cateter.

A noite foi longa: mais de uma hora de espera na emergência, atendimentos diversos de enfermeiros, residentes e médico. O hospital estava cheio e deram a R uma maca no corredor. Decidiram fazer um ultrassom no braço para ver como estavam as veias e artérias. O resultado veio indicando que há um coágulo no entorno do cateter e saímos de lá às 4 da manhã com uma prescrição para R injetar um anticoagulante (blood thinner) na barriga 2 vezes por dia.


Consulta com o Oncologista:

Às 10 da manhã fomos novamente para o hospital para um retorno com o oncologista. A consulta foi ótima, com muito esclarecimento sobre o caso de R. A equipe decidiu manter o cateter (mesmo com o coágulo) e manter o anticoagulante durante todo o tratamento quimioterápico. Ou seja, injeções na barriga duas vezes por dia!

Amanhã pela manhã R tem mais um ultrassom, desta vez "nas partes baixas" só para confirmar que o câncer não está lá também. Isso porque "células germinativas" são um tipo de câncer que tem relação com o de testículos. O médico falou que tem 99% de certeza que o câncer está só no mediastino mesmo, mas que não custava confirmar!

A próxima consulta com o oncologista vai ser no dia 17. Serão feitos exames de sangue para ver se R já está recuperado para encarar a segunda quimio que começa no dia 21.

C.