quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

1a Quimioterapia, Dia 2 e resultado da segunda biópsia

O dia de hoje foi muito parecido com o de ontem, mas com mais enjoo, algo que vem sendo tratado com o aumento da quantidade de remédio anti-náusea.

Ontem, no fim do dia, conversei com uma médica conterrânea e muito simpática. Depois da conversa, parei de checar se o cabelo caía, já que ela esclareceu que isso só deve acontecer na próxima semana. Com o passar do tempo os efeitos da quimio devem se agravar e eu perderei todos os pelos do corpo, sobrancelhas e possivelmente os cílios (que demoram para crescer depois, mas dizem que um dia voltam!). :-)

Ela comentou que alguns pacientes ficarem traumatizados com a quimio. Principalmente homens jovens acabam inventando desculpas para a família, dizendo por exemplo que já estão curados, para tentarem não fazer os últimos ciclos. Minha esposa comentou que no filme "Dying Young" (Tudo por Amor), é exatamente isso que acontece: o paciente inventa para a namorada que o tratamento acabou e foge com ela para longe da família que o levaria ao hospital.

Ainda neste contexto, minha cunhada comentou que Lance Armstrong, ao iniciar sua quimio para o câncer, teria sugerido para aumentarem a dose logo nos primeiros dias, já que se sentia muito bem e acreditava que como atleta daria conta do recado. Depois, quando os efeitos começaram a piorar, ele agradeceu não terem feito o que ele pediu. :-D

Ainda sinto-me bem hoje, mas ciente de que com o tempo deverá ficar menos "agradável" essa tentativa de matar o tumor sem me matar :-D

Hoje, no fim do dia (19h00), meu oncologista passou por aqui e discutimos o resultado da segunda biópsia. Foi confirmado o diagnóstico de tumor germinativo, mas no lugar de misto (seminoma e não-seminoma), aponta tumor de seminoma. Isso não quer dizer nada para mim! Ele explicou que é algo bom, pois tumores seminoma respondem bem à quimioterapia, ao contrário de não-seminomas. Por outro lado, os marcadores de tumores, mesmo em valores baixos, indicam que deve haver um componente de tumor não-seminoma, pois o tumor seminoma não apresentaria marcadores.

Com esta explicação que não deu para entender muita coisa, na prática o que muda é o que deve acontecer depois dos 4 ciclos de quimio: ao invés de uma cirurgia torácica delicada, pode ser que terei que passar "apenas" por 5 semanas de radioterapia - "só 1 minutinho de radiação por dia" - disse o médico.

Resumo: nova biópsia apresentou melhor prognóstico.

Hoje fiz mais bicicleta ergométrica e passei o dia jogando xadrez, lendo meu livro e vendo séries. Apesar de todos os problemas, posso dizer que esse câncer está me aproximando da família, dos amigos e, de modo mais radical, está sendo uma oportunidade de reavaliar a vida até esse ponto. É como seu eu tivesse sido transportado para o fim da minha vida, e olhasse para trás, forçado a avaliar como vivi até agora e pensar, bem, se eu fosse viver de novo, o que eu mudaria?

R